quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Tarantella



Curiosidade:

A Tarantella, é um tipo de musica e dança que surgiu no sul da Itália entre o século 16 e 17 devido a um surto de tarântulas, que dizimou deveras a população da área.

Como todos nós sabemos, a picada dessa coisinha bonitinha aí em cima é mortal. Inda mais naquela época que qualquer gripezinha de merda matava.

Pois bem, surgiu uma lenda de que se as pessoas dançassem alucinadamente até a exaustão, elas se curavam do veneno. Eis o porque do ritmo acelerado e da dança cansativa.

A explicação, está no fato de que dançando compulsivamente até não aguentar mais, você suava o veneno e eliminava o mal.

O toque sombrio da tarantella, está num detalhe mórbido mas mesmo assim belíssimo (digno da admiração de poetas do tipo romântico de 2° fase):

Nem todo mundo conseguia eliminar o veneno a tempo - já que isso varia de corpo para corpo - e muitas pessoas morriam dançando num misto sinistro de alegria e sofreguidão.

Sinistro não? Imagina o sujeito tombando estatelado em meio a um frenesi dançante.

Findo o surto, a tarantella foi se espalhando pela Itália e virando parte da cultura popular. É claro que quanto mais pra cima no país, mais rico, e algumas tarantellas perderam um pouco o tom sombrio, descambaram pruma coloração mais alegre, como a tarantella que nós conhecemos.

Como prova de uma boa tarantella original, recomendo uma siciliana, não sei exatamente o nome da musica, mas se pode baixa-la no e-mule sob o nome de Tarantella Dell'etna tendo por artista Sicilia Folk num tem errada é só copiar e colar....